RESPEITO ÀS ADVERSIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR.
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O aluno conivie em um ambiente escolar complexo e multifacetado, com uma variedade de fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. A falta de educação emerge como um dos principais impulsionadores, devido aos fatores socioemocionais. O aluno precisa identificar, reconhecer, saber e lidar melhor com o seu Eu, a partir das coincidências, e respeito coletivo. Não perder de vista a singularidade e pluralidade cultural no dia a dia na escola, família e na vida, essencial para uma convivência leve, quiçá é preciso muito aprender.
É notório afirmar que um dos grandes males da sociedade ao longo da história sem sombra de dúvida é o preconceito. Os comportamentos de menosprezar e subjugar outras pessoas com base em conceitos pré-determinados é altamente nocivo, consoante seja, todo ato, que configure violência requer a intervenção de órgãos competentes. Destacam-se alguns exemplos de atos: preconceito, discriminação, racismo, violência psicológica, intolerância religiosa, bullying, assédio moral, falta de respeito à identidade de gênero e entre vários outros.
Atenção !!! De modo particular, a escola e família precisam conversar claramente, dando limites no aluno sobre a importância de não praticar tais comportamentos: preconceituosos, agressivos, pejorativos, demagogos, injúrias, difamações, caluniosos, discriminações raciais, homofobicos, assédio moral, violência psicológica, subtração de objetos, intolerância religiosa, bullyng, desrespeito a idenidade de gênero, agressão física, verbal e entre vários outros. Vale lembrar ainda que esses atos são qualificados como violências e cabem reparações desde às medidas socioeducativas, às penaliddades judiciais à parte praticante e a escola por negligência.
Contudo, esses eventos comportamentais revelados, destabilizam às relações humanas no ambiente escolar, comprometendo o andamento das ações pedagógicas, a aquisição de aprendizados no aluno, fortalecimentos de vínculos acadêmicos e desconhecimento de sua história, identidade e dificuldades em perceber valores em si mesmo. Levantam-se o seguinte questionamento: Como a escola e família lidam no combate ao preconceito e discriminação racial ?
De fato é preciso trabalhar mais a eficiência humana para moldar e potencializar o bem-estar, fortalecendo à saúde mental que é o completo estado de como a escola-aluno-família podem se relacionar bem. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para minimizar os conflitos inpeterpeesoais quando possibilita promover diálogos consensuais:
☆ Empatia;
☆ Aprenda a ouvir;
☆ Incentivar o outro a falar sobre si;
☆ Respeito;
☆ Compreensão;
☆ Educação;
☆ Ética;
☆ Moral;
☆ Reconhecer sua história;
☆ Valorizar e respeitar a sua identidade e a do outro;
☆ Criar ações norteadoras à reflexão;
☆ Buscar parcerias de órgãos afins para medições;
☆ Respeitar a autenticidade do outro.
☆ Respeitar o estilo de vida do outro.
☆ Promover práticas restauradoras e soluções de conflitos.
Em síntese, a inteligência socioemocional pode muito ajudar a erradicar esses "comportamentos desrespeitosos", bem como seus limites fruto da omissão do respeito domiciliar à educação escolar. Precisam-se saber tanto a escola quanto à familia devem analisar imparcialmente, os acontecimentos desleais, que ocorrem no espaço escolar, e se necessário adotarem medidas preventivas e tomadas de decisões previstas em leis, sob pena de ajuizar ações, objetivando as garantias dos seus direitos e cumprimentos dos seus deveres, implicando na responsabilidade social.
Diga NÃO a qualquer tipo de violência na escola!
Abraço Empático,
Professor Gilvã Sousa.
Psicanalista Clínico
"O texto aborda a importância do respeito às adversidades no ambiente escolar, destacando a necessidade de reconhecer e lidar com diversos comportamentos desafiadores que podem surgir entre os alunos. Ele ressalta a gravidade do preconceito e da discriminação, destacando diferentes formas de violência que podem ocorrer no contexto escolar, como bullying, racismo, assédio moral, entre outros.
Além disso, o texto enfatiza a responsabilidade da escola e da família em combater esses comportamentos, promovendo o diálogo, a empatia, o respeito e a compreensão mútua. Propõe-se também o uso de ferramentas como a educação, ética, moral e o reconhecimento da identidade de cada indivíduo como forma de minimizar os conflitos e promover um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
Destaca-se a importância da inteligência socioemocional como uma ferramenta para erradicar comportamentos desrespeitosos, enfatizando a necessidade de ações preventivas e decisões assertivas por parte da escola e da família, de acordo com as leis e os direitos dos alunos."
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