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Como lidar com as frustrações em sala de aula.

 É notório afirmar que os professores lidam constantemente com as frustrações dos alunos no ambiente sala de aula, tendo em vista que em média de 18 a 27 alunos convivem no mesmo espaço de aprendizados.


E como essa situação traz impactos na construção do ensino aprendizagem do aluno?

Para Freud as frustrações fazem parte da vida humana, associadas ao inconsciente e suas representações dolorosas nas leituras do desenvolvimento do ego. Por consequência, não é culpabilidade da escola as manifestações de comportamentos pelo aluno. Uma dica acessível é promover diálogos norteadores com os alunos para identificarem e aprenderem lidar com as frustrações. Na concepção de Freud as frustrações são reações normais, quiçá faz parte do crescimento das funções cognitivas e executivas do aluno, associadas a naturalização do "desejo reprimidos" às realizações de prazeres. Perene afirmar que as frustrações são consideradas momentos desafiadores para os alunos, pois não estão acustumados a lidarem e conviverem com sentimentos e emoções negativas. Para Wallon as crianças respondem às impressões que as coisas lhes causam em gestos dirigidos a elas. Essa rota de pensamentos abre espaço para edificar e constanciar a afetividade e a formação do eu como pessoa. É preciso que a escola enquanto instituição de formação frente aos anseios, necessidades de aprendizagens dos alunos promova medidas preventivas nos enfrentamentos às frustrações dos alunos, tais como: cuidados livres, acolhimentos, escuta dirigida, conexões escola-aluno-família, limites, expressões das emoções, segurança interpessoal e intrapessoal, pertencimento, aceitação empática e subjetividade das faces da vida do aluno. É importante ressignificar as frustrações através da teoria de Eric Berne: analise transacional por régia do autoconhecimento, autoanálise, autoavaliação, autocontrole e autosuperação. Se faz necessário sempre olhar para as frustrações e buscar compreende-las que tem ligação com as feridas não tratadas. Vale destacar que as experiências dolorosas "vividas" na jornada da vida atingem a psiquê. Sendo assim, é importante que os indivíduos compreendam as frustrações, para que sigam rumo à consciência da ferida central, por fim, as frustrações invadem vidas todos os dias.

Descrição da Pesquisa:

A pesquisa "Como lidar com as frustrações em sala de aula" investiga as estratégias e abordagens utilizadas pelos professores para enfrentar os desafios emocionais dos alunos durante as atividades escolares. O estudo busca compreender o impacto das frustrações na construção do ensino-aprendizagem e examinar como as teorias psicológicas, como as de Freud, Wallon e Eric Berne, podem fornecer insights e orientações para lidar eficazmente com essas situações. Por meio de entrevistas e análises qualitativas, a pesquisa visa oferecer recomendações práticas para educadores e instituições educacionais no manejo das frustrações em sala de aula, promovendo um ambiente de ensino mais acolhedor, empático e eficaz.
Analise: as frustrações são feridas em busca de luz. Professor Gilvã Sousa Psicanalista Clínico Psicopedagogo Clínico e Institucional Pedagogo.

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