ADSTERRA.

A jornada de desafios na sala de aula: o elo a ser analisado.

Todos os dias desafios são enfrentados pelos professores que buscam sempre respostas para a solução do problema "comportamento desafiador". As impressões em sala de aula quando o sujeito desafiador é o "aluno":



Desarticulação socioemocional;


Falta de atenção;


Desconcentração;


Desmotivação nos aprendizados;


Desorganização consensual;


Conflitos interpessoais;


Desobediência;


Desrespeito ao professor.


Enfrentamento a tudo e a todos;


Expressões faciais de revolta e ameaça;


Desprovidos de regras.


Dentre outras manifestações que precisam de olhares específicos para resolução de tais demandas inconscientes e ou por omissão da família em acompanhar o desenvolvimento do aluno. 


Os professores são verdadeiros heróis, enfrentando desafios diários, por sua vez anulando na tentativa de prever tudo que a sala de aula necessitaria para garantir um bom andamento das aulas fluirem harmoniosamente. Outrora, uma coisa é certa: como anda a saúde mental da escola?  É correto afirmar que cause toda escola apresenta sintomas de esgotamento físico e mental, emocionalmente "adoecida", pelas fortes pressões de um sistema educacional "multante" e pelas demandas contínuas. Em meio ao atual cenário, pergunta-se: "quem cuida de quem cuida?". Deve-se tambem propor busca ativa de consolidar melhor a relação familia-aluno-escola que sentem a necessidade, especialmente dos cuidados psicológicos intensos. Na visão de Freud é preciso um insight, primeiramente cuidade de nós mesmos, para depois cuidar dos demais. Destaque ao pilar fundamental o autocuidado, considerado oxigênio de nos permitir ativos na vida. 


À vista disso, vamos protagonizar o diálogo receptivo, plataforma essencial no tratamento dos conflitos desafiadores em sala de aula. Coração e mente saudáveis da trilha família-aluno-escola tem o poder de gerar um ambiente escolar mais respeitoso, amoroso, compreensivo e eficaz para o desenvolvimento pleno do aluno. E, portanto, precisamos sim cuidar melhor da nossa escola. Porque quando a escola de referenciais bons, toda equipe escolar tem um porto seguro, um guia socioemocional confiável para enfrentar os obstáculos que a escola apresenta. 

Com resiliência.


O texto aborda os desafios enfrentados pelos professores em lidar com comportamentos desafiadores dos alunos na sala de aula, destacando as diversas manifestações desses comportamentos e a necessidade de um olhar específico para a resolução dessas demandas. Ele ressalta o papel dos professores como verdadeiros heróis que enfrentam diariamente os desafios do ambiente escolar, muitas vezes lidando com pressões e demandas contínuas que podem afetar sua saúde mental e emocional.

Destaca-se a importância do autocuidado como um pilar fundamental para lidar com essas situações desafiadoras, enfatizando que cuidar de si mesmo é essencial para cuidar dos outros de maneira eficaz. Além disso, o texto propõe uma reflexão sobre a necessidade de fortalecer os laços entre família, aluno e escola, promovendo um ambiente escolar mais respeitoso, amoroso e compreensivo para o desenvolvimento pleno do aluno.


Professor Gilvã Sousa

Psicanalista Clínico 

Especialista em Saúde Mental.

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